Sedes e Sedec

Alunos da Escola Radegundis Feitosa participam de ação educativa de combate ao abuso sexual

29/05/2019 | 16:17 | 2198

O combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes começa pela conscientização e tendo em mente a importância de informar este público para que identifique situações do tipo. Nesse contexto, as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Educação e Cultura (Sedec) se uniram em diversas ações junto aos alunos da rede municipal de educação durante esse mês de maio. Nesta quarta-feira (29), a programação foi encerrada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Radegundis Feitosa, localizada no bairro do José Américo.

Os alunos dessa escola, assim como das demais, participaram de oficinas, assistiram palestras e tiveram contato com materiais educativos que informaram sobre a importância de identificar e alertar sua família sobre possíveis abusos.

“A parceria entre as secretarias fortalece nossas ações no âmbito escolar sobre um tema tão importante quanto o abuso e exploração sexual, fazendo com que os estudantes se apropriem destas informações e saibam como agir diante de uma situação de perigo”, frisou Fabiana Uchôa, assistente técnica de apoio ao estudante da Sedec.

Para Débora Vieira, diretora pedagógica, a escola é o ambiente central de educação sobre o assunto para os alunos e suas famílias. “Vivemos em um mundo diverso, plural e a escola tem esse papel de acolher e explicar. Trabalhamos o assunto todos os dias de diversas formas e enfatizamos o respeito, principalmente. Esta parceria com a Sedes é valorosa demais”, ressaltou.

Além dos materiais educativos, foi apresentada uma peça de teatro montada com alunos da própria escola, em que poesia e conscientização se uniram, solidificando o conhecimento que adquiriram nas últimas semanas e reforçando que criança tem o direito de ser criança e não sofrer qualquer tipo de abuso.

Ações – Durante o mês de maio foram realizadas diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, levando informação e sensibilizando a população em diversos pontos da cidade, como Parque da Lagoa e Casa da Pólvora.

“Trabalhar a temática é muito importante para todos da Sedes e a escola é uma base muito importante, considerando que a maioria dos casos acontecem no âmbito familiar. Ajudá-las a identificar situações é o primeiro passo de uma ação que deve ser de toda a sociedade”, completou Cízia Romeu, diretora de assistência social da Sedes.