Estação Cabo Branco

Alunos da Escola Municipal Oscar de Castro realizam exposição inspirada no artista plástico Tito Lobo

08/10/2018 | 14:15 | 1988

Alunos da Escola Municipal Oscar de Castro, em Cruz das Armas, realizam nesta terça-feira (9), a partir das 9h30, uma exposição inspirada na arte do artista plástico paraibano Tito Lobo. O tema da exposição será ‘A cultura popular em cores’ e acontece nas salas de práticas educacionais da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

O trabalho interdisciplinar na unidade de ensino busca possibilitar ao aluno o conhecimento das artes visuais através da obra de um artista plástico paraibano, para que ele possa identificar, apreciar e trabalhar releituras das obras incorporando o valor das artes na vida da comunidade escolar.

Serão expostas 30 telas criadas pelos alunos, além da exposição de pinturas em pano de prato. Entre as telas expostas, está a de um aluno autista. Também haverá a apresentação de uma dança indígena e recital de poesia homenageando Tito Lobo.

“Conseguimos descobrir alunos na nossa escola que tem um dom para essa arte e que nem eles mesmos sabiam que tinham. Temos alunos da EJA que fazem questão de passar mais tempo na escola e que mudou até o comportamento deles”, disse a psicóloga escolar, Piedade Pedrosa.

Tito Lobo realizou duas oficinas com os alunos, orientando-os sobre como pintar uma tela utilizando a técnica Arte Naif. São mais de 300 alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos envolvidos no desenvolvimento do projeto.

História – Natural de João Pessoa, Tito Lobo é desenhista, pintor, gravador, escultor e cenógrafo. Começou a desenhar na infância e já tinha tendência para as artes plásticas e visuais. Em 1986, começa a expor e revelar-se profissionalmente. Participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil, Espanha, Portugal, Itália e França.