Arte e cultura

Alunos da Escola Municipal João Medeiros homenageiam artista paraibano Yon Pontes

19/10/2018 | 17:46 | 2519

Os alunos da Escola Municipal Professor João Medeiros, localizada no Bairro dos Novais, participaram na tarde desta sexta-feira (19) da culminância do projeto de ‘Artes Visuais na Paraíba’, cujo tema foi ‘As pontes mágicas de Yon”. O evento foi realizado no recreio coberto da unidade de ensino que ficou lotado. O tema foi adequação ao nome do artista fazendo referência as vertentes, as pontes de ligação, que ele tem com o campo das artes. Cada ponte liga um universo artístico que vai da pintura à escultura, da arquitetura, cenografia, aderecista e teatro onde já tem mais de 250 peças.

Yon Pontes ficou encantado com a homenagem, se emocionou e agradeceu. “Eu tenho muito orgulho de estar sendo homenageado porque estou sendo um sinal, um indicativo para muitas cabecinhas que precisam de orientação e se elas almejarem esse caminhar como o meu, de muita luta e dedicação, eu não sei nem o que falar, mas só agradecer”, disse o homenageado.

O objetivo da ação foi apresentar para a comunidade escolar as atividades de cunho artístico desenvolvidas por educandos e educadores no decorrer deste ano, que possibilitaram a ampliação do conhecimento sobre as artes visuais e a expressão dos talentos da nossa comunidade escolar.

Houve apresentação de dança, teatro e música. Rhenan Felipe Matias de Brito, 10 anos, representou Yon durante sua infância. “Eu representei um grande artista da Paraíba, uma pessoa que é referência quando se fala em quadrilha de São João. Eu estou adquirindo experiência para poder fazer várias outras coisas”, explicou o aluno.

No recreio coberto, teve exposição de máscaras africanas desenhadas pelos alunos, como desenho de bonecos que representam uma fábrica de brinquedos, além de maquetes como o ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’.

“Isso é uma grande satisfação. Trabalhamos uma pessoa multifuncional e que foi escolhida pelos próprios alunos abrindo um leque de oportunidades para cada um”, disse a diretora Fátima Aparecida Chaves.

O projeto interdisciplinar possibilita aos alunos fazerem uma releitura das obras de artistas paraibanos. “Um projeto como esse dá uma grande valorização para nosso artista da casa. E mais, esse projeto também traz um artista a cada unidade nossa. O que está acontecendo aqui na escola João Medeiros também está acontecendo em outras unidades de ensino. E da maneira lúdica, como é trabalhado, nossos alunos nunca mais esqueceram nossos artistas da terra”, falou com orgulho a secretária adjunta da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro.

Yon Pontes é ator de teatro, produtor, figurinista e artista plástico autodidata. Pessoense, formado em Educação Física pela UFPB, mas atuante nas artes, sobretudo no teatro paraibano em que já produziu e participou de mais de 10 espetáculos de teatro e dança.