No espaço Cultural
Alunas da Rede Municipal finalizam preparação para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica que acontece nesta quarta
15/08/2022 | 11:30 | 764
As alunas da Escola Municipal Violeta Formiga, no bairro de Mandacaru, já estão na preparação final para participarem da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, que acontece na quarta-feira (17), das 9h às 17h. A competição será realizada pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Governo da Paraíba.
São duas horas de preparação diariamente. “Essa é a primeira vez que estamos nos preparando para uma competição e estamos bastante ansiosas. Nossa ansiedade não é nem tanto em vencer, mas em poder competir”, disse Maria Luiza Ribeiro da Silva, 10 anos.
Juntamente com Maria de Lourdes Cândida da Silva e Mayara Kethleny Matias dos Santos, ambas de 8 anos, elas foram a equipe ‘Perseverance’ e vão competir no nível I, na modalidade Prática.
Todo a preparação é ministrada pelo professor mediador Joalisson Gomes. “Elas estão vivenciando um belo trabalho em equipe. E o interessante é que os professores polivalentes percebem uma melhoria na atenção delas, na concentração e no aprendizado. A robótica é capaz de proporcionar essas mudanças. Não é apenas a preparação para uma competição, mas formar cidadãos e cidadãs de bem”, explicou o professor.
Programação – A abertura oficial da competição acontece às 9h. A partir das 10h terá início a 1ª rodada do torneio. Ao meio-dia, haverá intervalo para almoço, com retorno às 14h, onde será iniciada a 2ª rodada da competição. A 3ª rodada tem início às 16h. E às 17h será anunciado o resultado das equipes campeãs vencedoras da etapa estadual da OBR 2022.
As equipes campeãs receberão medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros lugares de cada nível.
“Pôr conta do período de pandemia nós realizamos a competição de forma virtual nos últimos dois anos. Este ano estamos fazendo a retomada do presencial. Os alunos estão bastante animados e empolgados para essa volta. Nossa expectativa é que seja uma competição bem emocionante porque é o reencontro das equipes nesse projeto da robótica”, falou o representante da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro
Premiações extras:
Prêmio Escola Pública – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando as escolas públicas campeãs da competição (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Esse prêmio não se aplica a Equipes de Garagem.
Prêmio Escola Privada – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando as escolas privadas que tiveram equipes campeãs na competição (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Esse prêmio não se aplica a Equipes de Garagem.
Prêmio Robustez – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Inovação – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Design – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô com melhor projeto mecânico e melhor acabado, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Dedicação – Medalhas aos alunos da equipe que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Programação – Medalhas aos alunos da equipe que programou o robô com código melhor avaliado pelos juízes, apropriado e documentado, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível.
Prêmio Maker – Medalhas aos alunos da equipe que criarem um robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits, excetuando as equipes campeãs (1ª, 2ª e 3ª) no nível. Exemplos são placas de circuito confeccionadas ao invés de módulos prontos e/ou partes mecânicas construídas manualmente ou feitas em impressora 3D ao invés de blocos de montagem padrão prontos e disponíveis para compra.
Além dessas premiações a OBR fornecerá certificados de participação a todos os inscritos com presença confirmada nos eventos presenciais.
-
Texto: Alexandre Quintans
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Divulgação -
Secretarias
sedec -
Tags
competição educação Escola Municipal Violeta Formiga espaço cultural José Lins do Rego etapa estadual obr OBR 2022 Olimpíada Brasileira de Robótica robotica sedec