Dança

Aluna da rede municipal aguarda resultado de teste no Ballet Bolshoi

05/02/2021 | 18:46 | 1194

O sonho de ser bailarina profissional está bem próximo de se transformar em realidade para a estudante da rede municipal de ensino de João Pessoa, Maria Helena Silva de Morais. Selecionada para participar do teste anual na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Santa Catarina, a menina retorna para casa com grande expectativa. O teste durou uma semana e só foi possível graças a uma parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O resultado será divulgado na segunda, dia 8. Se for aprovada, ela segue para oito anos de preparação.

“É um preenchimento na alma, é uma coisa incrível que só as pessoas que realmente amam a dança, amam o balé, sentem o que é a magia de estar naquela escola. Agora é aguardar o resultado que sai na semana que vem”, afirmou a menina, cujos pais saíram do município de Caaporã para a Capital em busca da realização desse desejo.“Foi uma oportunidade única, que não aparece duas vezes na vida”, disse a menina que tem apenas 12 anos.

A estudante recebeu grande incentivo do bailarino Geovan da Conceição, chefe da Divisão de Dança Funjope, que viveu a mesma experiência em 2003, na segunda gestão do prefeito Cícero Lucena, e foi moldado pelo Bolshoi. “Eu acredito realmente no potencial dela. É uma menina muito esforçada”, observou.

Foram dois anos de preparação até ser aprovada para fazer o teste no Bolshoi. “Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance. Porém, esse mérito é dela. Helena veio até mim com um desejo grande ser bailarina. Então, eu falei sobre o Bolshoi, sobre minhas experiências lá. Eu sinto que ela foi preparada e deu o melhor de si”, ressaltou Geovan. Segundo ele, a aluna foi muito elogiada pelos avaliadores.

“Eu creio que essa nova gestão acredita na juventude. Estou acompanhando de perto esse novo ciclo da Funjope e vejo o desejo em criar vínculos com os artistas da cidade, em ajudar, dar oportunidades, como no caso da Maria Helena”, destacou Geovan da Conceição.

Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o estímulo para que Helena participasse dessa seletiva para o Bolshoi tem um valor especial e marca a entrada numa parceria forte que será construída com o Ballet Bolshoi. “A ida dela sinaliza um trabalho que a gente vai fazer aqui, por meio da Divisão de Dança, para valorizar exatamente essas experiências de dança de todos os estilos, desde a clássica, passando pela dança contemporânea, as danças urbanas. A Funjope vai incorporar todas essas manifestações na sua política de cultura”, assegurou.

A Divisão de Dança da Funjope foi reestruturada pela atual gestão. “Trouxemos o Geovan da Conceição para chefiar a Divisão de Dança e ele próprio é um exemplo dessa ação de inclusão social por meio das artes, no caso da dança, pela história que tem e por todo o resgate simbólico que representa para o governo Cícero Lucena e para nós, da Funjope”, completou Marcus Alves.