Limpeza urbana

Agentes da Emlur instalam papeleiras nos pontos de maior fluxo de pessoas

24/07/2024 | 14:00 | 29

Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciaram a instalação de mil papeleiras nos pontos de maior fluxo populacional, na cidade de João Pessoa. O objetivo é garantir à população mais opções de equipamentos adequados para o descarte de resíduos, evitando que materiais sejam despejados nas vias e calçadas.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que a primeira etapa do cronograma é de instalação de 500 papeleiras, na extensão de toda a orla da cidade e no Parque Solon de Lucena, além de locais como praças – a exemplo da Praça da Paz, terminais de ônibus, parques e avenidas mais movimentadas.

“Em seguida, receberemos o restante dos coletores para imediata instalação. Queremos extinguir a prática de descarte irregular de resíduos, proporcionando às pessoas o maior número possível de papeleiras”, comenta o superintendente. Ele ainda destaca a disposição de contêineres, na cidade, que armazenam uma quantidade bem maior de resíduos.

PEVs – Outro ponto importante no que se refere à limpeza urbana é a instalação dos pontos de entrega voluntária (PEVs), coletores de grande porte que fazem parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Os equipamentos estão distribuídos em espaços públicos da cidade para receber materiais recicláveis (plástico, papel, vidro e metal).

Danos – Ricardo Veloso ressalta que o grande volume de instalação de papeleiras se faz necessário para substituição dos equipamentos por motivos de furto ou depredação. “A prática criminosa vem se estendendo também nos bairros mais movimentados, como o Centro, Mangabeira e os da Orla. Quem comete os delitos não está inibido. Por conta disto, há a necessidade contínua de manutenção de partes do equipamento ou de sua substituição”, aponta o gestor.

Crime – O Código Penal Brasileiro estabelece que a pena para o crime de destruição ou deterioração de coisa alheia (art. 163) é de detenção de até seis meses ou multa. Já para o de furto (art. 155), a pena é de reclusão de um a quatro anos e multa.

Quem presenciar a prática dos atos ilícitos pode ligar para o 190 da Polícia Militar e denunciar as condutas. O cidadão também pode ligar para a Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238, para solicitar que seja feita a substituição dos equipamentos. Também é possível entrar em contato com a Emlur pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão ou pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada.

Pular para o conteúdo