Neste domingo

Ações educativas do programa ‘Amigos da Praia’ chegam ao Cabo Branco

25/01/2025 | 14:00 | 319

As ações educativas do programa Amigos da Praia chegam ao Cabo Branco, neste domingo (26). Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vão abordar os frequentadores das praias sobre o descarte de resíduos e a preservação da vegetação. Neste sábado (25), as ações foram realizadas em Tambaú e contou com o apoio da população.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou que os serviços de limpeza nas praias, incluindo a faixa de areia e a calçadinha são realizados diariamente e ininterruptos, mas a realização do programa no verão é para alertar a população sobre a necessidade do descarte adequado dos materiais consumidos e que se tornam resíduos.

“Cada pessoa deve fazer sua parte e nos ajudar com a limpeza. Se comeu ou bebeu algo, basta guardar as embalagens em uma sacolinha e descartar nos contentores disponíveis na calçadinha”, comentou o superintendente. Os agentes distribuíram as sacolas aos banhistas como forma de estimular a população a adotar a prática e ter onde acondicionar os resíduos antes do descarte nos contentores e papeleiras.

O servidor público José Luis, de Belo Horizonte (MG), veio com a esposa para João Pessoa pela primeira vez e disse ter uma primeira impressão fantástica da cidade. “Estou achando excelente. É uma cidade limpa e organizada, e sei que é muito difícil manter isso nas praias. Ainda bem que eu vim para cá”, comentou, sorridente.

A comerciante Erica Barbosa também veio com a família pela primeira vez, na Capital paraibana. Natural de Garanhuns (PE), ela também destacou a limpeza e a organização das praias. “Geralmente, nas praias aonde vou os quiosques disponibilizam locais para descartar os materiais, mas acho importante esse trabalho ambiental de explicar sobre o descarte e entregar as sacolas”, opinou.

Educação ambiental – Conforme o secretário-executivo da Semam, Djalma Castro, os agentes da Secretaria realizam ações de educação ambiental o ano todo, a exemplo da recuperação de áreas de Restinga e fiscalização da questão sonora em toda a cidade. Para ele, é importante iniciar o ano com as ações nas praias. “João Pessoa cresceu muito e é necessário termos um bom trabalho para recepcionar os visitantes”, observou. A Semam fez a distribuição de mudas de árvores nativas – jatobá e ipês nas cores rosa, amarelo, roxo e branco – e plantou um coqueiro na praia.

A parte musical do programa fica por conta do Baticumlata, grupo de percussão da Emlur, que tem um papel educativo. O grupo produz música a partir da utilização de materiais recicláveis, como bombonas de tambores de metais e de plástico, cano de PCV com garrafa PET e caixa de papel.

Abordagem – A diretora de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Emlur, Kênia Chaves, explicou que as equipes abordam todos os frequentadores das praias, incluindo banhistas, praticantes de atividades físicas, comerciantes, barraqueiros de guarda-sol na areia e trabalhadores ambulantes. “A abordagem é feita na calçadinha, na faixa de areia e nos bares e quiosques, levando essa mensagem de preservação das nossas praias, que é parte de nossa missão”, explicou.

A vendedora ambulante Windy Priscila estacionou seu carrinho de bebidas na areia da praia e disponibiliza três lixeiras para os clientes descartarem os copos plásticos. “É muito importante a gente não deixar a praia suja, sem contar o risco que é deixar palitos de churrasco na areia”, apontou. Quando a lixeira está cheia, ela descarta os materiais nos contentores da calçadinha. “Quando a equipe da Emlur está passando, a gente já entrega para eles as sacolas”.

A organização não governamental Guajiru também abraçou a causa do programa e se voluntariou na entrega das sacolinhas. “Agradeço o convite e por termos as portas abertas no atendimento de nossas demandas. Parabenizo a gestão pelo trabalho e esperamos contribuir da melhor forma possível”, disse a presidente da Guajiru, Daniele Siqueira.

Durante o verão, a Emlur amplia as ações de limpeza na orla para dar conta do maior número de usuários e consequente produção de resíduos. Os serviços de varrição na calçadinha e catação na faixa da areia são realizados 24h todos os dias. Já a coleta de resíduos sólidos é feita quatro vezes ao dia, na orla.

Programação

25/01 (sábado) – Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré) – 9h

26/01 (domingo) – Praia de Cabo Branco (Final da Av. Beira Rio) – 9h

01/02 (sábado) – Praia do Bessa (em frente ao Bessa Grill) – 9h

02/02 (domingo) – Praia de Barra de Gramame (faixa de areia) – 9h

08/02 (sábado) – Praia dos Seixas e Praia da Penha (área de estacionamento) – 9h

09/02 (domingo) – Praia do Sol (faixa de areia) – 9h

15/02 (sábado) – Encerramento – Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré) – 9h

Pular para o conteúdo