Assistência

Ação ‘Saúde Conecta’ beneficia cerca de 2 mil pessoas em Gramame

05/10/2019 | 13:37 | 2106

D R T . R J . 158565. Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã deste sábado (5), uma ação de promoção à saúde voltada aos moradores do bairro de Gramame. O ‘Saúde Conecta’ ofertou, a cerca de 2 mil pessoas, atendimentos de atenção primária e consultas especializadas, entre outros serviços. As atividades, coordenadas pelo Distrito Sanitário II e pela Policlínica Municipal do Cristo, aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) Mudança de Vida, no bairro de Gramame.

“Em ações como essas fortalecemos a Unidade de Saúde da Família como porta de entrada para todos os serviços da rede, fazendo com que a população tenha a unidade como referência de atendimento e para encaminhamentos, além de criamos um vínculo entre profissionais e usuários”, destaca o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

A ação ‘Saúde Conecta’ aconteceu em parceria com outros serviços da rede municipal, como Ortotrauma, Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser e Ouvidoria Setorial da Saúde. Também participaram da ação Semob, Sedes, Funjope e Orçamento Participativo, além da iniciativa privada – SOS Otorrino e Sindicop-PB.

D R T . R J . 158565. Ivomar Gomes Pereira.

“O Saúde Conecta visa fortalecer o vínculo dos usuários com a unidade de saúde da família como coordenadora e ordenadora do cuidado na rede de saúde, conectando os moradores aos mais diversos serviços, sejam relativos às especialidades médicas como também atividades de prevenção e promoção à saúde”, afirmou a diretora do Distrito Sanitário II, Joyce Virgolino.

Durante toda a manhã a população tece acesso a serviços da atenção primária como atendimento médico, odontológico e de enfermagem; vacinação; exame citológico; testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST); orientações de nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e profissionais de educação física; além de práticas integrativas e complementares como auriculoterapia, acupuntura, florais e ventosaterapia.

Uma das usuárias que participou da ação foi a dona de casa Givonilda Oliveira. “Eu achei muito legal uma ação grande como essa acontecendo num sábado e com muitos médicos que a gente nem sempre tem condições de ir e hoje tivemos essa oportunidade”, comentou.

D R T . R J . 158565. Ivomar Gomes Pereira.

O público ainda teve acesso a consultas especializadas em endocrinologia, infectologia, psiquiatria, ginecologia, pediatria, geriatria, ortopedia, cardiologia, optometria e otorrinolaringologia. Também foram ofertados exames como eletrocardiograma (ECG) e ultrassonografia (USG) e realizados encaminhamentos para realização de mamografia nos serviços conveniados com rede.