Maio Amarelo

Ação educativa chama atenção para respeito as vagas especiais de estacionamento nos supermercados

20/05/2022 | 13:00 | 1061

As pessoas com deficiência e os idosos têm direito a vagas de estacionamento próximas às entradas de supermercados e estabelecimentos congêneres. Infelizmente, é muito frequente o desrespeito desses espaços por quem não está autorizado a ocupá-los. Buscando incentivar o respeito dessas vagas especiais, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realizou ações educativas, nesta sexta-feira (20), nos supermercados Açaí, Atacadão e Super Fácil, nos bairros José Américo e Geisel.

Os agentes da Divisão de Educação (Died) da Semob-JP circularam o estacionamento desses supermercados, abordando os condutores que chegavam com orientações de respeito às vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência e também falaram sobre o significado do movimento mundial Maio Amarelo, que busca a redução de acidentes e a preservação de vidas. As pessoas abordadas durante a ação, receberam dos agentes da Died material educativo impresso e brindes alusivos ao Maio Amarelo.

Credencial – Para obter a credencial que autoriza estacionar nas vagas especiais, os interessados devem se dirigir à Semob-JP ou posto de atendimento do órgão na Casa da Cidadania do Manaíra Shopping. A credencial é gratuita e vale por três anos, devendo ser utilizada somente quando o veículo transportar idoso ou pessoa com deficiência.

Infração – Estacionar nas vagas especiais destinadas às pessoas com deficiência e idosos sem a credencial, constitui infração gravíssima, punível com multa de R$ 293,47 e, ainda, 7 pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Palestra – Ainda nesta sexta-feira (20), a chefe da Died, Gilmara Branquinho, proferiu palestra sobre o Maio Amarelo e segurança no trânsito, para os colaboradores da empresa Engeset – Engenharia e Serviços de Telecomunicações, objetivando torná-los agentes multiplicadores dos conceitos e práticas que buscam um trânsito mais humanizado.

Pular para o conteúdo