No fim de semana

Ação do Fórum de Ordem Pública garante bem-estar coletivo e preservação ambiental nas praias

08/02/2021 | 16:44 | 1296

Proporcionar uma melhor convivência nos espaços públicos de João Pessoa, garantindo também a preservação ambiental. Esses são alguns dos objetivos da força-tarefa que compõe o Fórum Permanente Municipal de Ordem Pública, que realizou mais uma ação na orla neste fim de semana. A operação abrangeu as praias de Cabo Branco, Tambaú e Bessa, e resultou em 11 notificações, duas autuações e a emissão de sete termos de apreensão.

Foram constatadas, mais uma vez, diversas irregularidades em Área de Proteção Permanente (APP), como instalação de barracas sobre a vegetação fixadora de duna e em área de ninho de tartarugas.

“Desde o mês de janeiro, temos trabalhado de maneira educativa, conversando com os comerciantes sobre a importância da regularização deles junto a Sedurb e orientando em relação à instalação das estruturas na areia da praia. Esse uso não estava sendo disciplinado e a própria população se sentia prejudicada. Após o cadastro, o nosso objetivo é fazer com que esses comerciantes prestem de fato um serviço à população”, explicou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano. A pasta fiscaliza o ordenamento do comércio informal e a desobstrução do passeio público.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o Fórum é composto ainda pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). As pastas trabalham de maneira conjunta nesses espaços, dentro de suas respectivas áreas de atuação, garantindo um uso adequado dos espaços públicos e combatendo práticas prejudiciais ao meio ambiente.

Durante a ação desse fim de semana, os fiscais da Semam emitiram sete termos de apreensão, uma notificação e dois autos de infração. “O Fórum atua para que o espaço da praia, que é público, possa ser desfrutado por todos, respeitando o que é Área de Proteção Permanente, preservando o nosso patrimônio ambiental”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Welison Araújo Silveira.

A ação contou ainda com o suporte da Guarda Civil Municipal (CGM), garantindo a segurança patrimonial dos espaços públicos; da Semob, com ações educativas no local, orientando motoristas e pedestres; e agentes da Emlur, que intensificaram a limpeza nas praias; e ainda o apoio da Polícia Militar.

Pular para o conteúdo