Finais de semana de janeiro

Ação de verão contra ISTs supera meta de testagens realizadas na orla

30/01/2023 | 16:00 | 698

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), superou em mais de 120% a meta de testagem para detecção de ISTs na população, durante a ação de verão realizada nos três últimos finais de semana de janeiro na orla da Capital. As atividades, ligadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), levaram orientações ao público, ofertando testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, imunização e distribuição de preservativos masculino e feminino.

“A meta proposta era realizar em média mil testes para detecção de ISTs , porém, a procura superou em mais de 120% o estimado o que é de suma importância para prevenção, controle e tratamento das infecções além de demonstrar credibilidade aos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Raquel Moraes.

Números gerais da ação – Nos três últimos finais de semana de janeiro, relacionados à ação de verão na orla de João Pessoa, foram atendidos 558 indivíduos e realizados 2.232 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, superando em mais de 120% a meta da testagem para o período, estabelecida em mil testes. No balanço geral, ainda foram distribuídos 3.314 preservativos. Os números ainda indicaram que 30 pessoas testaram positivo para Sífilis, um positivo para HIV e um caso confirmado de Hepatite C. Todas as pessoas que positivaram foram encaminhadas para tratamento no SAE/CTA.

Quanto aos números gerais da imunização, realizada durante os dias da ação de verão, foram aplicadas 340 doses, sendo 267 da vacina contra a Covid-19, duas da influenza, 33 imunizantes contra as hepatites virais, 16 doses contra febre amarela e 22 vacinas contra difteria e tétano (dt).

Testes rápidos na Rede Municipal – Além da ação de verão desenvolvida pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a rede municipal de saúde oferece os testes rápidos e orientações sobre ISTs nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Para acesso ao serviço, o usuário deve ir até um dos locais e informar a intenção de fazer o exame. O teste é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em, aproximadamente, 20 minutos.

Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio CTA. Para ter acesso ao serviço, o indivíduo pode ser encaminhado pelas USFs ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O CTA funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe, localizada na Rua Alberto de Brito, s/n°.