Consultas Especializadas

Ação de Saúde e Cidadania realizou cerca de 800 atendimentos neste sábado

10/10/2020 | 16:00 | 497

A Ação de Saúde e Cidadania da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou aproximadamente 800 atendimentos de diversas especialidades e atenção básica na manhã deste sábado (10). A atividade acontece a cada duas semanas e, desta vez, foram contemplados os moradores dos bairros Alto do Mateus, Cuiá, Mangabeira, Ilha do Bispo e Torre. O objetivo é dar celeridade às consultas especializadas que estavam suspensas no início da pandemia do coronavírus.

Na ação deste sábado, foram ofertados atendimentos com ginecologista, ortopedista, urologista e endocrinologista, após um levantamento dos serviços mais solicitados pelos usuários desses bairros. “A Atenção Básica estabeleceu um cronograma de atendimento e fez um agendamento prévio dos usuários, que já estavam inseridos no Sistema de Regulação, para que dessa forma possa haver uma diminuição na fila de espera, resultante da quarentena”, explica Flávia Vasconcelos, gerente de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A dona de casa Maria de Lourdes Batista foi até a USF Nova União, em Mangabeira, para ser atendida pelo ortopedista. “Não tinha conseguido antes por causa da suspensão durante a quarentena, mas agora fui atendida e vou continuar meu tratamento”, disse.

Além das consultas especializadas, também foi disponibilizada assistência complementar, como aferição de temperatura, oximetria de pulso e pressão arterial, teste rápido para hepatites virais, HIV e sífilis, coleta de citopatológico de colo de útero e vacinação. Para evitar aglomerações durante a ação, os atendimentos são organizados de forma que os usuários não precisam esperar muito na unidade e, além disso, são seguidas todas as normas de biossegurança para proteger os usuários e os profissionais.

Junto à Ação de Saúde e Cidadania, as cinco unidades também realizaram neste sábado ações da Campanha Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama e atividades em alusão ao Dia de Combate à Sífilis, que também acontece no mês de outubro. Dentro da ação, foram ofertados serviços voltados à saúde da mulher e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

• Texto: Thibério Rodrigues
    Edição: Katiana Ramos