Políticas públicas
9ª Conferência Municipal de Saúde discute diretrizes do SUS na Capital até esta quinta-feira
29/03/2023 | 14:00 | 790
Teve início, nesta quarta-feira (29), a 9ª Conferência Municipal de Saúde para discutir, avaliar e definir diretrizes para as políticas públicas e controle social na rede de saúde da Capital. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa e Conselho Municipal de Saúde (CMS), segue até esta quinta-feira (30) no Espaço Cultural José Lins do Rego. A abertura do evento contou com a participação do vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra.
O vice-prefeito falou sobre a importância do diálogo entre gestão, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Fico muito feliz em poder participar desta Conferência para discutir quais as prioridades da saúde do nosso município, conversando com as pessoas que mais entendem de saúde pública. É importante dizer que João Pessoa está preparada para melhorar cada vez mais na área da saúde com a reforma das unidades de saúde da família, melhorias nas unidades de pronto atendimento, na compra de insumos e tantas outras melhorias”, afirmou.
A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos e tem como objetivo avaliar a situação da saúde pública na cidade, propondo diretrizes para a formulação de políticas públicas da área em níveis municipal, estadual e federal. Este ano, o tema da Conferência é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Ao todo, o evento conta com 350 participantes inscritos, entre gestores, trabalhadores e usuários da rede pública de saúde de João Pessoa.
Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a importância de fortalecer o SUS. “Um projeto como este não é construído e solidificado do dia para a noite. A gestão municipal entende de forma muito clara que não existe saúde sem humanização. Então é necessário ter um olhar mais humanizado, é preciso ter consciência que, se não houver movimentos como este, o SUS tende a ficar cada vez mais frágil e também é necessário entender que precisamos, definitivamente, assumir a responsabilidade de poder público que é de gerir a saúde das pessoas de forma universal e integral”, ressaltou.
Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariah Marques, lembrou, em sua fala durante a abertura do evento, que não existe saúde pública sem integração. “Nós queremos uma assistência básica eficaz e, para isso, precisamos apresentar cada proposta que saiu dos distritos sanitários com as necessidades da população de cada região da nossa cidade”, disse.
Também participaram da mesa de abertura da Conferência, a secretária executiva de Saúde do município, Janine Lucena; a secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, Murilo Suassuna; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha; e a promotora de Defesa da Saúde do Ministério Público da Paraíba, Jovana Tabosa.
Programação – A programação da 9ª Conferência Municipal de Saúde inclui a participação do conferencista André Luís Bonifácio de Carvalho, doutor e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além da formação de grupos de trabalho com quatro eixos temáticos ligados à saúde e garantia de direitos, apresentação e aprovação de propostas, finalizando com a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde, prevista para o mês de maio.
Durante o mês de fevereiro, aconteceu a etapa distrital da Conferência nos cinco distritos sanitários da rede municipal de saúde, de onde saíram propostas das diferentes regiões do município, as quais serão colocadas em pauta na Conferência Municipal.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Renata Medeiros e Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
conferência municipal de saúde leo bezerra políticas públicas saúde SUS