Conscientização

1.600 estudantes da Rede Municipal de Ensino assistem peça em defesa do meio ambiente

23/09/2019 | 15:31 | 1479

Aproximadamente 1.600 crianças, alunas da Rede Pública do Município de João Pessoa aprendem como se transformar num “ecocidadão”, mudando hábitos para cuidar da destinação dos resíduos que cada um produz no seu dia a dia. O desafio é lançado durante o espetáculo infantil O Presente de Cecília, encenado nesta segunda (23) e terça-feira (24), no Theatro Santa Roza.

A peça é encenada pelo Grupo Bagaceira de Teatro para o Programa “Ecocidadão”, do Grupo Marquise Ambiental, que na Capital conta com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O espetáculo O Presente de Cecília é destinado a crianças de seis a 12 anos. A temporada do grupo inclui João Pessoa e mais sete cidades: Osasco (SP), Taubaté (SP), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), São Gonçalo (RJ) e Porto Velho (RO). “Durante a peça teatral, é feita a abordagem da educação ambiental, que envolve a coleta de lixo, com foco na conscientização das crianças quanto à destinação de resíduos produzidos pela população”, explica Germano Arraes, representante do Grupo Marquise.

Além do público infantil, a peça contou com a presença do superintendente da Emlur, Lucius Fabiani e da secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

“Muita satisfação de fazer parte desse momento e ver que a mensagem do espetáculo foi bem absorvida pelas crianças. Nós todos precisamos aprofundar as discussões da destinação responsável dos resíduos e de colocar em prática ações voltadas para a sustentabilidade como esta que assistimos”, observa Fabiani.

A secretária de Educação também falou sobre a apresentação. “Nós sempre estamos buscando esse tipo de parceria para oferecer aprendizado aos estudantes por meio de atividades lúdicas. Plantar sementes na hora certa”, disse Edilma da Costa Freire.

Matheus da Silva, de cinco anos, aluna da Escola Municipal Ana Cristina Rolim, do Bairro Mangabeira, disse que gostou muito da peça. “Gostei muito dos bonecos”. E quando indagado se vai jogar lixo no chão ele responde. “Não. Mas eu já não jogo”.  Maria Luiza, de seis anos, adorou o pássaro e a boneca Cecília. “Gostei que ela parou de jogar lixo no chão”.

O Presente de Cecília – a peça usa o teatro de bonecos para passar a mensagem às crianças através do diálogo entre Cecília – uma menina do tempo presente e Marquinho – um garoto do futuro, doente e rodeado por lixo, devido a vários anos de descarte inadequado de resíduos. No desenrolar do espetáculo, Marquinho ensina a Cecília a tomar consciência de como suas ações podem ter resultados desastrosos. Cecília muda suas ações e se torna uma agente de transformação não apenas em sua casa, mas incentivando vizinhos, amigos e familiares a mudarem seus hábitos e construírem um futuro melhor cuidando das pessoas e do meio ambiente.

O Presente de Cecília

Local: Teatro Santa Rosa

Data: 23 e 24 de setembro

Horário: 9h às 10h (manhã)