João Pessoa Sustentável

Prefeitura encerra visitas técnicas para requalificação urbana do Complexo Beira Rio

04/02/2022 | 16:30 | 982

Foi pela Comunidade Santa Clara que foi concluída, nesta sexta-feira (04), a série de visitas técnicas do projeto de Infraestrutura e Requalificação Urbana do Complexo Beira Rio (CBR), que integram o Programa João Pessoa Sustentável. As visitas fazem parte das ações do consórcio responsável pelo projeto e foram iniciadas no dia 25 de janeiro, contemplando as oito comunidades que formam o Complexo.

O objetivo desse trabalho é construir, com apoio das lideranças, melhorias urbanas para a população que vive no território. Todas as visitas contam com engenheiros e arquitetos e são acompanhados de perto pela equipe social responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário.De acordo com Caio Mário, coordenador de aspectos urbanos do Programa, as informações levantadas nesse diagnóstico serão cruzadas com as do cadastramento socioeconômico que está sendo feito nas comunidades. “A empresa do cadastro já começou a tabular os dados e a partir deles vamos cruzar as informações e montar um calendário de apresentação para as comunidades”, esclareceu.

Essa inspeção é uma revisão dos diagnósticos arquitetônicos e de infraestrutura já realizados no mês de outubro e apresentados às comunidades. As lideranças locais estão participando de cada detalhe para compartilhar impressões e tirar dúvidas sobre o plano de intervenção. Um relatório técnico com todas as informações vai ser encaminhado à Prefeitura para garantir clareza e transparência aos processos.

Infraestrutura e Requalificação – O projeto vai abranger pavimentação, água encanada, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública e contenção de barreiras nas comunidades. Quase 2 mil famílias que moram no local vão ser beneficiadas.

Os moradores que precisarem ser realocados porque vivem nas áreas de risco, que já foram mapeadas, terão cinco opções de reassentamento. Uma delas é a realocação para três conjuntos habitacionais que serão construídos. Serão 565 apartamentos de desenhos diferentes para atender às necessidades de cada família.

João Pessoa Sustentável – O programa, orçado em 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do JP Sustentável, a Prefeitura vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em área de risco.