Avanços e planejamento

Cícero Lucena recebe equipe do BID para balanço das ações de monitoramento do JP Sustentável

10/02/2023 | 15:30 | 667

O prefeito Cícero Lucena recebeu, na manhã desta sexta-feira (10), a equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No encontro, o gestor fez um balanço do acompanhamento das ações do Programa João Pessoa Sustentável, cujo trabalho teve início no último dia 6.

 “A missão BID é fundamental, porque faz parte de um processo de planejamento e verificações dos avanços e conquistas do Programa João Pessoa Sustentável”, pontuou o prefeito. Essa foi a segunda visita presencial do BIB na atual gestão. A primeira aconteceu em junho do ano passado.

Dentre as visitantes para cumprir a missão de monitoramento estavam: Ana Beatriz Esteves, especialista social em salvaguardas ambientais e sociais; e Clementine Tribouillard, chefe da missão e especialista em desenvolvimento urbano e habitação. “Estou bem satisfeita, porque a partir dessas reuniões conseguimos colaborar para os próximos passos do Programa”, afirmou Clementine.

Os principais objetivos da missão são: monitorar os avanços e o planejamento dos projetos voltados para as oito comunidades do Complexo Beira Rio, reassentamento, diagnóstico e propostas provisórias para economia solidária, desenvolvimento comunitário, emprego e geração de renda, inclusão de gênero e educação ambiental.

Reuniões e temas – Durante o período de monitoramento, várias reuniões aconteceram com coordenadores da Unidade Executora do Programa (UEP) para apresentação do andamento dos projetos e para traçar estratégias e mapear o desenvolvimento do Programa.

Os temas discutidos foram as disposições do novo prédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), avanços e desafios do Projeto João PessoaS; soluções possíveis para os principais problemas observados no Complexo Beira-Rio; situação social: habitação, infraestrutura e desenvolvimento territorial, dentre outros.

João Pessoa Sustentável – O programa, orçado em 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2026. São 90 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do João Pessoa Sustentável, a Prefeitura da Capital vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em áreas de risco.

Pular para o conteúdo