Integração e inteligência

Centro de Cooperação da Cidade vai permitir uma gestão mais eficiente de João Pessoa

14/02/2023 | 11:00 | 670

Um espaço com tecnologia de ponta capaz de coletar informações, analisar e prevenir problemas que surgem com o adensamento urbano. Estamos falando do Centro de Cooperação da Cidade de João Pessoa (CCC), onde, por meio dele, a Prefeitura de João Pessoa vai conseguir fazer o monitoramento inteligente das vias públicas, rios e barreiras, podendo atuar para evitar acidentes e socorrer famílias em risco de deslizamentos ou alagamentos.

O CCC vai funcionar no prédio do Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano, e será um dos mais modernos do País. As atividades desenvolvidas atualmente no Celeiro vão migrar para a Estação das Artes.

Para que o Centro de Cooperação funcione, o espaço vai ser todo reformado para abrigar e interligar os sistemas de cinco secretarias estratégicas: Mobilidade Urbana (Semob), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Meio Ambiente (Semam), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP).

O resultado da licitação saiu nesta terça-feira (14) e será homologado. A empresa Geratrix Engenharia, com sede no Recife, foi a vencedora. Para alinhar as necessidades das secretarias envolvidas e apresentar os avanços do projeto que integra o Programa João Pessoa Sustentável, foi realizada, na tarde desta segunda-feira (13), uma reunião do Comitê Gestor do CCC.

Este é composto pelo secretário de Gestão Governamental (Seggov), Diego Tavares; pelo coordenador-geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu; pela coordenadora responsável pela implantação do Centro, Andrea Teixeira, e os secretários e representantes das pastas envolvidas: Expedito Leite Filho, da Semob; Welison Silveira, Semam; Coronel Kelson Chaves, Defesa Civil; Halley Lucena, chefe de Gabinete da Semusb; e Galileu Ricarte, coordenador geral do Samu.

O encontro marcou o início de uma série de reuniões setoriais que vão ajudar no levantamento das informações necessárias à aquisição de equipamentos que garantam uma gestão ainda mais eficiente e responsiva da cidade.