Estação Cabo Branco - Ciência Cultura & Artes


PROJETOS E ATIVIDADES

Projeto Venha o Céu – São atividades de observação astronômica promovidas pelo Laboratório de Astronomia da Estação, com sessões diárias no planetário e observação dos astros por meio de lunetas e telescópios, no terraço panorâmico. As observações são conduzidas por um professor de astronomia e acontecem nas terças e quintas, a partir das 10h nos jardins da Estação Cabo Branco.

Educação Tecnológica – As atividades da educação tecnológica consistem em apoiar as ações do laboratório robótica, com oficinas, capacitações e manutenção de material, bem como oferecer suporte à realização da etapa estadual Olimpíada Brasileira de Robótica.

Estação Criança – Proporciona atividades voltadas ao público infantil em comemoração à semana da criança, oferecendo gratuitamente atividades diferenciadas às instituições educacionais e ao público visitante, dentro de um espaço, chamado “Espaço Crescer”, montado para práticas educativas como oficinas pedagógicas, leitura, brincadeiras populares e outros.

4ª com Rock – Projeto de música que incentiva as jovens bandas do cenário musical paraibano desde o rock progressivo, pop rock, hard rock e outros estilos.

5ª com Jazz – Nascido da vontade de movimentar a cena musical da cidade de João Pessoa. O projeto é um novo ponto de encontro de músicos profissionais e amadores, que se reúnem para uma noite de muita improvisação e troca de experiências

6ª com Choro – O projeto de música que salvaguarda a tradição artística de um dos ritmos formadores da cultura musical brasileira, o chorinho, com apresentações de grupos de choro da cidade.

Projeto Orquestra Popular – Utiliza o aprendizado musical como meio para o desenvolvimento educacional. Projeto desenvolvido em parceria com a diretoria de música da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com várias ações musicais para divulgar e formar plateia. Atende as comunidades da Penha, Altiplano, Quadramares, Mangabeira, Bancários, José Américo e adjacências.

Prática de Yoga – Aulas práticas gratuitas de Yoga em parceria com o Espaço Yoga, ministradas pelo professor Ravi Miranda, quinzenal, sempre às sextas-feiras, às 17h.

Yoga para Melhor Idade – Aulas práticas de Yoga para idosos. Ministrada pela professora Maria do Socorro, nas terças e quintas-feiras 15h às 16h. Entrada gratuita.

Prática de Tai Chi Chuan – Aulas gratuitas de Tai Chi Chuan realizadas em pareceria com a Federação Paraibana de Thai Chi Chuan. Acontece aos sábados, das 17h às 18h.

Projeto Artecultura – Oferece, gratuitamente, à comunidade, as escolas e visitante uma opção de entretenimento e formação cultural, por meio de debates, vivencias, músicas teatro e palestras.

Projeto Chá com Arte – Encontros mensais de fim de tarde, com grupos da terceira idade, convidados para uma tarde aconchegante, proporcionando um momento de interação social.

Projeto Profissões – Promove diálogos com profissionais de várias áreas que atuam no mercado de trabalho. O público alvo são os estudantes do ensino médio. São oficinas práticas e teóricas em que são mostradas as expectativas do mercado.

Projeto Roda de Leitura – O projeto tem o objetivo de orientar a prática da leitura, servindo como aporte a comunidade na construção do conhecimento, proporcionando a convivência com várias linguagens artísticas e científicas, ampliando o leque de possibilidade educacional.

Projeto Troca de Livros e Conhecimento – Biblioteca literária montada com livros adquiridos em campanhas de doações feitas em redes sociais, com o objetivo de promover trocas permanentes de livros para o público de todas as idades.

Biblioteca de Artes Plásticas – Localizada na Estação das Artes, a biblioteca é aberta ao público para pesquisa de todas as idades. Fruto das doações de artistas, amigos e público em geral.

Semana do Quadrinho Nacional – Atividades alusivas à comemoração da Semana do quadrinho nacional. Conta com exposição e exibição de filmes, bem como oficinas de quadrinhos.

Varal Poético – Estimula a prática da recitação poética por meio da realização de saraus em interação com outras linguagens artísticas, incentivando o surgimento de novos poetas e contribuindo com a divulgação da produção literária paraibana.

Estacine – O projeto tem o objetivo de levar filmes que estão fora do circuito comercial das grandes salas de cinema para a população de forma gratuita. Todo mês são duas mostras temáticas e com dois filmes por final de semana. O projeto acolhe aproximadamente 500 pessoas por mês.

Arraiá da Estação – Procura valorizar as tradições do povo nordestino com uma programação diversificada de shows, exposições e apresentações culturais.

Aniversário da Estação – A Estação Cabo Branco faz aniversário no mês de julho e traz sempre uma programação diversificada com exposições, shows e atividades educacionais.

Cantata Natalina – O Natal é mais bonita na Estação Cabo Branco ,com uma decoração especial e apresentações de corais todos os domingos de dezembro.

Aulas de Campo e Visitas Monitoradas – Visitas guiadas por estagiários de vários cursos universitários. Os grupos são acompanhados nas seguintes atividades: Planetário, Robótica, Caminho do conhecimento, exposição e oficinas artístico-pedagógicos.

Cursos e Oficinas – Ações desenvolvidas por funcionários do setor e de parceiros oferecendo oficinas e cursos nas mais diversificadas áreas do conhecimento.