A Secretaria de Planejamento (Seplan) tem entre suas atribuições as atividades de planejamento globais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), assim como articulação e promoção de políticas públicas para o desenvolvimento do município. As políticas públicas para o município são geadas a partir de uma articulação com população, com órgãos da gestão municipal e também órgãos de outras esferas da administração.
Atribuições
Na área de Planejamento e Orçamento
- Política municipal para o planejamento, desenvolvimento urbano e meio ambiente;
- Coordenação, elaboração, controle e acompanhamento do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual e suas retificações;
- Elaboração da Programação Financeira e do Cronograma de Execução Mensal de Desembolso;
- Rateio dos recursos disponíveis, em atendimento às metas e objetivos prioritários do Poder Executivo e o acompanhamento da efetiva execução da Programação Financeira e do Cronograma de Execução Mensal de Desembolso;
- Coordenação, orientação, supervisão e avaliação:
- De projetos especiais de desenvolvimento;
- Do gasto público;
- Na elaboração de relatórios da ação do governo;
- Na identificação, análise e avaliação dos investimentos do governo municipal, suas fontes de financiamento e sua articulação com os investimentos privados, em articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção.
- Formulação do planejamento estratégico municipal;
- Avaliação dos impactos sócio-econômicos das políticas e programas do Governo Federal e elaboração de estudos especiais para a reformulação de políticas;
- Realização de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura sócio-econômica e gestão dos sistemas cartográficos e estatísticos do município;
- Elaboração, acompanhamento e avaliação do plano plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais;
- Viabilização de novas fontes de recursos para os planos de governo;
- Formulação de diretrizes, coordenação das negociações, acompanhamento e avaliação dos financiamentos externos de projetos públicos com organismos multilaterais e agências governamentais;
- Coordenação e gestão dos sistemas de planejamento e orçamento, de organização e modernização administrativa;
- Administração de recursos da informação e informática.
Na área de Planejamento
- Geo-processamento;
- Planejamento urbano;
- Controle urbano;
- Parcelamento, zoneamento, controle, uso e ocupação de solo urbano;
- Exame, aprovação e fiscalização da execução de projetos de parcelamento do solo urbano, obras e serviços e a localização de atividades comerciais, industriais e de serviços, aplicando as normas urbanísticas e de obras e posturas municipais;
- Controle e fiscalização de obras, instalações e bens do patrimônio do município cujo uso tenha sido objeto de cessão, autorização ou outro ato similar.
Na área do Meio Ambiente
- Política municipal do meio ambiente;
- Política de preservação, conservação e utilização sustentável de recursos do meio ambiente;
- Atividades de preservação, orientação e educação que visem a preservação do meio ambiente;
- Articulação com órgãos federais e estaduais e instituições privadas – nacionais ou estrangeiras – que atuem na área do meio ambiente;
- Estímulo e promoção da arborização, objetivando, em especial, a proteção dos termos sujeitos à erosão e à recomposição paisagística;
- Atuação supletiva no cumprimento da legislação federal e estadual relativa à política do meio ambiente;
- Exercício, por delegação, de atividades à competência de órgãos federais ou estaduais;
- Celebração de acordos, convênios, ajustes e outros atos afins com órgãos e entidades da administração federal e estadual, com vistas a um intercâmbio permanente de informações e experiências no campo científico, técnico e administrativo;
- Cumprimento, em âmbito do município, da legislação referente à defesa florestal, flora, fauna, recursos hídricos e outros recursos ambientais;
- Administração especial do Parque Arruda Câmara;
- Administração do Fundo de Defesa Ambiental.
Na área de Desenvolvimento Urbano
- Formulação e coordenação das políticas municipais de desenvolvimento urbano;
- Fiscalização dos serviços concedidos ou permitidos pelo município e o cumprimento das normas de política administrativa e as constantes dos códigos e regulamentos municipais conferidos à sua esfera de competência;
- Controle e fiscalização das atividades inerentes ao comércio ambulante e ao eventual;
- Apreensão – e depósito, quando for o caso – de mercadorias, bens e instalações do comércio ambulante e do eventual, quando encontrados em situação irregular perante a legislação municipal;
- Remoção, relocalização, retirada ou demolição de obras e equipamentos construídos ou instalados sem a devida autorização dos órgãos competentes;
- Paisagismo;
- Serviços urbanos típicos, incluindo a fiscalização das posturas municipais sujeitas à esfera de competência da Secretaria e a administração de cemitérios, mercados e feiras livres, entre outros;
- Políticas de preservação e valorização do patrimônio do Centro Histórico de João Pessoa;
- Trabalhos topográficos necessários à realização das competências conferidas à pasta;
- Cumprimento, por intermédio da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans):
- Da política de transporte urbano e trânsito;
- Das competências que são conferidas ao município pela Lei Federal nº 9.053, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro;
- Das medidas de integração e articulação do município de João Pessoa ao Sistema Nacional de Trânsito;
- Administração do Fundo Municipal de Fomento à Habitação.