Estação Cabo Branco - Ciência Cultura & Artes


Último Estacine do ano é encerrado com grandes clássicos na Estação Cabo Branco

26 de dezembro de 2012

O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, encerra sua programação do ano com dois grandes clássicos do cinema mundial. No sábado (29), o Estacine Mundi exibe o musical “Cantando na Chuva”, que completou 60 anos em 2012. Já no domingo (30), o Estacine Cult vai exibir o último filme da Mostra Charlie Chaplin, “O Garoto”, de 1921. As exibições são gratuitas e acontecem às 16h, no miniauditório I da Estação das Artes, com capacidade para 115 pessoas.

Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultado de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a vídeo locadora Kauai com a proposta de promover a cultura e o entretenimento através da Sétima Arte.

Mostra Os Injustiçados do Oscar – Considerado o melhor musical de todos os tempos pelo American Film Institute, “Cantando na Chuva” (Singin’ in the Rain, EUA, 1952) foi indicado apenas aos prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz Coadjuvante (e nada levou). Gene Kelly, protagonista da cena mais famosa do filme e grande astro de musicais, nunca ganhou o prêmio de Melhor Ator, apenas um prêmio honorário por sua contribuição ao cinema.

O filme se passa durante a transição do cinema mudo para o falado e mostra todos os problemas que os atores enfrentaram nesse período. Don Lockwood (Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são os dois maiores astros do cinema mudo, mas agora precisam enfrentar um novo trabalho: o cinema com falas. Don tem facilidades para se adaptar, mas o mesmo não acontece com Lina, que tem sua voz dublada.

Mostra Charlie Chaplin – “O Garoto” (The Kid, EUA, 1921) é um filme que foge dos gêneros pastelões protagonizados por Chaplin. Ainda que dentro do humor que o consagrou, o longa traz uma história melancólica e realça os valores da família em uma sociedade domina pelo egoísmo.

Mais uma vez Chaplin encarna o personagem Carlitos (ou “O Vagabundo”) e desta vez encontra uma criança abandona em uma ruela com um bilhete onde a mãe do garoto pede quem o encontra o ame e dê os cuidados que ela não pode. A criança cresce com Carlitos, em uma relação de pai e filho, mas anos mais tarde a mãe do garoto (agora rica), volta para buscá-lo. Apesar de a comédia prevalecer durante quase todo o filme, a cena em que o garoto é tomado dos braços de Chaplin é uma das mais emocionantes do cinema.       

 

SERVIÇOS:

ESTACINE MUNDI – OS INJUSTIÇADOS DO OSCAR

Filme: Cantando na Chuva

Dia: Sábado (29)

Hora: 16h

Classificação: livre

ESTACINE CULT – MOSTRA CHARLIE CHAPLIN

Filme: O Garoto

Dia: Domingo (30)

Hora: 16h

Classificação: Livre

 

Local: Miniauditório I da Estação das Artes.

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

@estacaocb

facebook.com/estacao.cabobranco

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb